segunda-feira, 18 de junho de 2012

Higiene do Trabalho - instrumentos de medicao



Atualmente as empresas estão focadas na gestão da qualidade através da ISO, que na sua série 9000 define explicitamente a relação entre garantia da qualidade e metrologia, estabelecendo diretrizes para se manter um controle sobre os instrumentos de medição da empresa, tornando assim necessária, a implantação de um processo metrológico na empresa que busca ou possui uma certificação.  
 Se fazendo necessário assim desenvolver metodologias, procedimentos, programas e também Implantar, administrar e informar sobre riscos e programas de controlo.
Antecipar, identificar e avaliar as condições e as práticas de trabalho de risco, medir, auditar e avaliar a eficácia das medidas tomadas nos programas de controlo.
O objetivo da Higiene do Trabalho é a eliminação de todos os fatores de risco ambientais, nos locais de trabalho. Eliminando tudo o que possa afetar a saúde.
Para controlar um Processo Industrial exige a medição de uma série de parâmetros. É então que se faz necessário a utilização da pratica de medição do ambiente e de fatores de risco, utilizando uma serie de aparelhos de medição: anemômetros, calibradores de bombas, bomba para amostragem de poeira e gases, detectores de gás, decibelímetro ou medidor de pressão sonora, dosimetro, monitor do IBUTG, explosímetro, higrômetro, medidores de vibração humana, luximetro  dispositivos utilizados para realizar uma medições. 
 Um instrumento é um dispositivo que é utilizado para medir, indicar, transmitir ou controlar grandezas características de sistemas físicos.
A principal característica da instrumentação na higiene ocupacional é oferecer uma amostra ou recurso de medição que permita estimar o risco para a saúde dos trabalhadores. Os equipamentos devem ser portáteis para poder acompanhar todos os movimentos da pessoa avaliada.
No âmbito da Metrologia Legal, os instrumentos de medição são utilizados no comércio, nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente e na definição ou aplicação de penalidades (efeito fiscal).
É importante assegurar a confiabilidade dos resultados de medições através da manutenção correta dos dispositivos e do treinamento adequado de seus operadores, garantindo a qualidade final dos resultados. 
É importante entender que a missão da metrologia é selecionar, desenvolver, implantar, manter e melhorar sistemas de medição confiáveis, robustos e disponíveis, que não exijam excessivas qualificações e não consumam demasiados recursos durante seu uso, dentro do orçamento previsto, determinando os riscos e assegurando o atendimento às especificações e legislações aplicáveis.
É também muito importante que saibamos reconhecer cada aparelho sua função, seu funcionamento, sua calibração e sua areá aplicável,que ele atenda as as normas de qualidade dos instrumentos(IEC, ANSI), oferecer estabilidade após longo uso, com exatidão e precisão de leituras. 

 Guia de instrumentos 1  e instrumentos 2 


0 comentários:

Postar um comentário