quarta-feira, 13 de junho de 2012

EPI ou EPC qual escolher e quando escolher


      Hoje em dia tem muitas empresas que usam EPIs para eliminar ou minimizar os riscos de um acidente laboral. Para minimizar qualquer risco, e para evitar qualquer situação de um possível acidente à solução encontrada é sempre a mesma, EPI!
     Até concordo que EPI é muito importante, mas ele não deve ser sempre a primeira opção.
     A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, e cabe a nós técnicos em segurança conhecer os EPI’S necessários e todas as marcas para poder indicar o melhor produto, de alta qualidade e garantia de segurança. Às vezes só o CA não basta para garantir qualidade, e foi por isso que em 21 de setembro de 2011 foi definido um acordo de cooperação técnica entre o inmetro   e MTE para mudar o método de avaliação de qualidade e emissão do CA, atualmente capacetes (PFF), EPI de proteção contra queda(e todos os seus entornos{escopo, cinturões, trava-queda e talabarte}), luvas isolantes de borracha e luvas de procedimento cirúrgicos fazem parte do novo sistema.
    Com este novo sistema, os EPI’S serão avaliados na produção e no mercado e não somente a cada cinco anos como ocorria e ainda ocorre naqueles equipamentos que não estão enquadrados no novo sistema.
     O que faz este sistema positivo é que os fabricantes serão obrigados a se conscientizar cada vez mais da necessidade de fabricar EPI’S com qualidade, podendo assim o técnico ter a certeza de que o produto escolhido é a melhor escolha custo, beneficio e eficácia mediante a chuva de marcas e preço que enchem o mercado atualmente.
     Não podemos esquecer também das vantagens do EPC em relação ao EPI.

- Não oferece desconforto ao trabalhador;
- A legislação valoriza muito mais o EPC em relação ao EPI. Em caso de ação trabalhista o EPC eficiente sempre tem mais peso que o EPI;
- Não depende da vontade do funcionário para ser usado. Logo o atrito para forçar o uso é não é necessário;
- Vida útil maior.

    Por isso se faz necessário que conheçamos todas as marcas se possível, estudar o mercado analisar os guias e até mesmo ouvir os funcionários, pois é muito desconfortante para os funcionários ficar parecendo robôs de tanto EPI, pois isto além de gerar gastos desnecessários, desconforto, pode ai sim gerar um acidente.  
   É preciso também estudar bem a NR 06 e compreender o que o texto exige estar atualizado e constantemente informado.

0 comentários:

Postar um comentário