sexta-feira, 29 de junho de 2012

primeiros socorros, praticando a vida


Em caso de um acidente o que fazer? Chamo alguém, ou faço alguma coisa! como agir?
Em alguns casos o atendimento recebido pelo trabalhador logo nos primeiros segundos após o acidente pode ser fundamental para que ele sobreviva.
É o que conhecemos como primeiros socorros: “o tratamento imediato e provisório dado em caso de acidente ou enfermidade imprevista, geralmente prestada no local do acidente e, com exceção de certos casos leves, até que se possa pôr o paciente a cargo de um médico para tratamento definitivo”.
É de extrema importância que o maior número possível de colaboradores de empresas adquirisse noções de primeiros socorros, a partir de treinamentos para poder prestá-los nos momentos necessários. Saber o que fazer, permite às vezes salvar uma vida, na grande maioria das vezes evita o agravamento de lesões, e sempre reduz o sofrimento do acidentado, o oferecendo melhores condições para receber o tratamento definitivo, ou seja, o tratamento médico, em instituição hospitalar adequada dentro ou fora das empresas.
É imprescindível que o técnico de segurança do trabalho adquira conhecimentos básicos sobre primeiros socorros e chame para si a responsabilidade pelo pronto atendimento do acidentado.
Caso o técnico seja o responsável pelos primeiros socorros deve recorrer à ajuda de mais duas ou três pessoas, se possível.
 É preciso evitar que uma verdadeira multidão rodeie o acidentado fazendo comentários ou gestos que aumentem seu alarme ou nervosismo. Para isso deve agir com rapidez, porém sem precipitação, mantendo a calma, o que com certeza evitar o pânico nos demais.
Caso aja alguém com maior conhecimento (médicos, enfermeiros ou auxiliares de enfermagem) o técnico de segurança, mesmo que tenha todos os conhecimentos necessários para prestar aquele atendimento, deve ceder o lugar a estes imediatamente obedecendo à hierarquia médica.





Fique atento ao que fazer, leia se informa, estude e pratique; seja um socorrista pratique a vida.

manual de noções de primeiros socorros

0 comentários:

Postar um comentário