quinta-feira, 14 de junho de 2012

PPRA


O PPRA é parte muito importante das ações voltadas à saúde e prevenção de acidentes de trabalho. Visa a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores através, da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de risco ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa, nesse caso, o grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma planta industrial, todos estão obrigados a ter um PPRA, cada um com sua característica e complexidade diferentes.
É difícil de fazer o PPRA?
A elaboração do PPRA se tornará mais fácil, principalmente para os iniciantes nesta área. Podendo assim se desenvolver neste requisito indispensável para os profissionais desta área. Embora geralmente quem faça, seja o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SEESMT da empresa ou instituição. Caso o empregador esteja desobrigado pela legislação de manter um serviço próprio, ele deverá contratar uma empresa ou profissional para elaborar, implantar, acompanhar e avaliar o PPRA. A Norma Regulamentadora não especifica qual é o profissional, porém as atribuições estabelecidas para a gerência do PPRA nos mostram que ele deverá estar sob a coordenação de um Engenheiro de Segurança do Trabalho.

 (As atribuições dos Engenheiros de Segurança do Trabalho estão na Resolução nº359 do CONFEA, de 31 de julho de 1991)

Só se faz o PPRA uma vez?
Não, ele Tem funcionalidade de um ano, porém se durante esse ano, surgirem novos riscos ambientais, ele deve ser reavaliado. 
Deve ficar á disposição dos trabalhadores, de interessados e da fiscalização do trabalho, e ser guardado por no mínimo 20 anos. 
É através do PPRA que se faz o PCMSO, PPP, LTCAT ,PGR , PCMAT e outros. Por isso o Programa tem que ser muito bem feito e cumprido, senão todos os outros programas existentes na empresa estarão com a utilidade e validade comprometida.
Para fazer um bom PPRA é necessário conhecer os riscos, e as cores proporcionais que estão expostas abaixo.
Do segue o mesmo principio do mapa de risco.


FAÇA AQUI O  download

Agora é só sair trabalhando!!


0 comentários:

Postar um comentário