Técnico de Segurança do Trabalho
Missão do cargo
Supervisionar as atividades ligadas á segurança do
trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os
riscos de ocorrência de acidentes de trabalho, observando o cumprimento de toda
a legislação pertinente.
Responsabilidade
Promover inspeções nos locais de trabalho,
identificando condições perigosas, tomando todas as providências necessárias
para eliminar as situações de riscos, bem como treinar e conscientizar os
funcionários quanto a atitudes de segurança no trabalho.
Preparar programas de treinamento sobre segurança
do trabalho, incluindo programas de conscientização e divulgação de normas de
segurança, visando ao desenvolvimento de uma atitude preventiva nos
funcionários quanto à segurança do trabalho.
Determinar a utilização pelo trabalhador dos
equipamentos de proteção individual (EPI), bem como indicar e inspecionar
equipamentos de proteção contra incêndio, quando as condições assim o exigirem,
visando à redução dos riscos à segurança e integridade física do trabalhador.
Colaborar nos projetos de modificações prediais ou
novas instalações da empresa, visando a criação de condições mais seguras no
trabalho.
Pesquisar e analisar as causas de doenças ocupacionais
e as condições ambientais em que ocorreram, tomando as providências exigidas em
lei, visando evitar sua reincidência, bem como corrigir as condições insalubres
causadoras dessas doenças.
Promover campanhas, palestras e outras formas de
treinamento com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do
trabalho, bem como para informar e conscientizar o trabalhador sobre atividades
insalubres, perigosas e penosas, fazendo o acompanhamento e avaliação das
atividades de treinamento e divulgação.
Supervisionar os serviços de cantina, vigilância e
portaria, visando garantir o bom atendimento ao público interno e visitante.
Distribuir os equipamentos de proteção individual
(EPI), bem como indicar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio,
quando as condições assim o exigirem, visando à redução dos riscos à segurança
e integridade física do trabalhador.
Colaborar com a CIPA em seus programas, estudando
suas observações e proposições, visando a adotar soluções corretivas e
preventivas de acidentes do trabalho.
Levantar e estudar estatísticas de acidentes do
trabalho, doenças profissionais e do trabalho, analisando suas causas e
gravidade, visando a adoção de medidas preventivas.
Elaborar planos para controlar efeitos de
catástrofes, criando as condições para combate a incêndios e salvamento de
vítimas de qualquer tipo de acidente.
Preparar programas de treinamento, admissional e de
rotina, sobre segurança do trabalho, incluindo programas de conscientização e
divulgação de normas e procedimentos de segurança, visando ao desenvolvimento
de uma atitude preventiva nos funcionários quanto à segurança do trabalho.
Prestar apoio à SIPAT, organizando as atividades e
recursos necessários.
Avaliar os casos de acidente do trabalho,
acompanhando o acidentado para recebimento de atendimento médico adequado.
Realizar inspeções nos locais de trabalho,
identificando condições perigosas, tomando todas as providências necessárias
para eliminar as situações de riscos, bem como treinar e conscientizar os
funcionários quanto a atitudes de segurança no trabalho.
Responda esta pergunta.
E para você como é a rotina do trabalho de um
Técnico em Segurança?
Olá!
ResponderExcluirSou Angela Vieira, estou cursando pós graduação em gestão de pessoas e em meu TCC estou citando algumas partes do artigo escrito acima.
Poderia, por gentileza, informar seu nome completo e o ano em que publicou o artigo para que possa colocar nas referências bibliográficas, dando o devido crédito a sua autoria?
Obrigada e parabéns!