segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bombeiro Profissional Civil

Bombeiro Profissional Civil tem a função de prevenir e atuar em combate à incêndios, pronto socorrismo e apresentar os procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados em situações de emergência, protegendo à vida, patrimônio e o meio ambiente, segundo as normas.

Hoje vivemos um cenário aqui na cidade de Rio Grande de intensa massa industrial e corporativa se fazendo assim, a exigência de pessoal capacitado para a demanda de mão de obra que ocupa a região.


 o Bombeiro Civil não atua apenas na prevenção e combate a incêndio, mas também, avalia os riscos existentes, inspeciona periodicamente os equipamentos de proteção e equipamentos de combate a incêndio, implementa plano de combate e abandono, interrompem o fornecimento de energia elétrica e gás liquefeito de petróleo quando da ocorrência de sinistro, atua no resgate de pessoas em situação de perigo iminente, emergência médica pré-hospitalar, salvamento aquático, intervenção em acidentes elétricos, hidráulicos e com produtos químicos, prevenção e acompanhamento em determinadas atividades como solda, enfim, atua em diversas atividades relacionadas a prevenção de acidentes.


Principais atividades

O bombeiro é um profissional que trabalha nas situações de perigo. Um bombeiro profissional está apto a realizar as seguintes
funções:
  • realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios;
  • realizar serviços de busca e salvamento;
  • prestar primeiros socorros a acidentados em qualquer ambiente;
  • realizar perícia de incêndio;
  • prestar socorro no caso de inundações, desabamentos ou catástrofes, sempre que haja ameaça de destruição de patrimônio, vítima ou pessoa em iminente perigo de vida;
  • fiscalizar o cumprimento da legislação referente à prevenção contra incêndios em prédios residenciais e estabelecimentos comerciais;
  • desenvolver campanhas de educação da comunidade, com palestras em empresas e escolas, visando a despertar a consciência dos cidadão para problemas relacionados à prevenção de incêndios;
  • orientar a comunidade sobre o cuidado com piscinas, acidentes caseiros, fogos de artifício, balões, elevadores e até insetos e cobras;
  • em caso de mobilização do Exército, cooperar no serviço de defesa civil.
  • Áreas de atuação e especialidades
  • Esta é uma profissão com uma área de atuação bastante restrita. Alguns bombeiros fazem trabalhos extras e trabalham com salva-vidas em estabelecimentos privados como clubes ou hotéis, ou então dando cursos básicos não profissionalizantes para amadores e realizando palestras.


No setor privado, o profissional deve ter uma boa formação e será facilmente absorvido pelo mercado de trabalho. A prevenção de incêndios e acidentes é uma boa área, constantemente em crescimento.


Não devemos nós então ficarmos estaguinados em um único foco pois a  quantidade de novas caras no mercado é bem grande mas a mão de obra realmente preparada é bem difícil.


Em sua grande parte nós técnicos em segurança do trabalho atendemos todos os requisitos legais exigidos pela NBR 14.608 de 07 e portaria 397, que instituiu o código 51.71.10 da Classificação Brasileira de Ocupações. Pois, esta norma não exige nenhum tipo de especialização pois sim, somente conhecimento dos assuntos, volto eu a tocar na tecla sobre o continuo aperfeiçoamento de nós técnicos.

Então fica ai a dica aproveite bem as informações, corra atrás de cursos como os da cruz vermelha que capacitam socorristas, dos bombeiros ou de empresas que trabalhem com extintores e outras empresas de cursos de resposta em emergência. 


Enfim esse profissional atua em diversas situações de desastres e catástrofes, além de realizar a perícia e investigação sobre sua origem..


Profissão reconhecida pela Lei Federal: 11.901/09.

0 comentários:

Postar um comentário