sábado, 19 de janeiro de 2013

Mudando de emprego ...



Estou mudando de emprego e a novela é a mesma, mas...
 Estou inseguro para atuar, será que vou me dar bem com os novos colaboradores? Será que vou desempenhar tão bem aqui quanto na antiga empresa?...





Este tipo de pensamento é normal em todo o tipo de profissão principalmente na nossa de técnico em segurança, pois a relutância dos colaboradores é sempre muito forte.
Neste momento sempre temos boa dose de excesso de auto cobrança maior que a normal.
É obvio que teremos alguns problemas, mas, só até se adequar à realidade da empresa e ocupar o nosso lugar.
Nessa situação o mais importante é fazer uma coisa de cada vez, e não tentar atropelar as pessoas e seus limites; não estou dizendo para deixar tudo correr frouxo, pois temos responsabilidades criminais e éticas sobre a vida de nossos colaboradores.

É importante lembrar que o profissional em segurança do trabalho tem que se apoiar nas normas e leis fazendo assim, sempre terão mais chances de acertos.
 O profissional que “acha” alguma coisa na área de segurança do trabalho está redondamente enganado! Pois estamos em uma área de “certezas”.
Nossa profissão é cercada por leis e devemos nos apoiar nessas leis fazendo o que elas dizem, assim diminuiremos a chance de erros.

FAÇA O QUE VOCÊ JÁ SABE
 
- Conheça a sua empresa: Ande em todos os setores da empresa, conheça os superiores de cada setor. Faça amizade com todos os trabalhadores que puder.
Técnico em Segurança do Trabalho tem que saber se relacionar para poder contar com opiniões e conselhos de todos.

- Grau de Risco: É importante conhecer o Grau de Risco principal e os secundários, isso ajuda na hora de tomar decisões.

- Funcionários: Descubra se todos atuam internamente ou se também tem externos. Em caso de externos é provável que o risco da profissão deles seja diferente dos internos, Se tiver se esqueça de colocar isso no PPRA.

- Faça-se conhecer: É importante que todos saibam que é o novo TST da empresa, para isso até Emails e comunicados internos na empresa servem.

CIPA: Procure contato imediato com os cipeiros se a empresa tiver.
A CIPA é um aliado muito importante em favor do sucesso da gestão de segurança do trabalho na empresa. Por isso procure conversar muito com eles, e avalie cada proposta ou sugestão que fizerem.
Muita gente reclama que a CIPA não faz nada, mas são poucos os TST’s que dão valor e ouvido para suas CIPAS.
Lembre-se sua CIPA só vai funcionar se você a valorizar, os cipeiros querem ao menos serem ouvidos, ouça então e dê confiança, e depois colherá os frutos!

- Documentação: Procure saber se os programas da empresa estão em dias PPRA, PCMSO, etc. No geral o PPRA merece atenção especial, pois no caso de fiscalização normalmente é o primeiro documento solicitado.
Veja se o PPRA atual da empresa atende a realidade atual da mesma, veja também se o cronograma de ações está sendo cumprido, se não estiver coloque isso como prioridade.
Um cronograma de ações que não é cumprido é como se nem tivesse um PPRA.

- Verifique se os EPI'S da empresa atendem as normas e a realidade do risco da empresa, e se estão em ordem.

- Chão de fábrica: Ande muito, fale com todos que conseguir, e principalmente nos primeiros dias escute muito e fale pouco.
  1. Jamais seja arrogante, não se ache o sabe tudo.
  2. Respeite a hierarquia da empresa.
  3. Seja humilde sem deixar que te façam de cavalo.
  4. O equilíbrio é a chave do sucesso principalmente nos primeiros dias.

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